Professores da especialização são doutores ou mestres com atividades didáticas na área do curso e com experiência profissional em soluções numéricas para cálculos estruturais. Os seguintes professores serão ministrantes de disciplinas do curso de especialização:

Marco André Argenta

Doutor em métodos numéricos em engenharia

Professor associado da Universidade Federal do Paraná da área de estruturas do departamento de construção civil (2012), professor permanente da Pós-graduação em Engenharia Civil e membro do CESEC/UFPR, Centro de Estudos de Engenharia Civil. Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Paraná (2004), mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil da Universidade Federal de Santa Catarina (2007) e doutor em métodos numéricos em engenharia pelo Programa de Pós-Graduação em Métodos Numéricos em Engenharia da Universidade Federal do Paraná (2011). Leciona elementos finitos, computação científica, estruturas de concreto e estruturas metálicas com a produção do próprio material (https://argenta-ma.github.io/). Possui experiência profissional atuando na área de Engenharia Civil, com ênfase em Estruturas, principalmente nos seguintes temas: engenharia de estruturas, modelagem numérica, mecânica computacional, simulações computacionais, interação fluído-estrutura, dinâmica estrutural, simulações do sistema músculo-esquelético, reconstrução tridimensional de tomografias, projetos de estruturas de concreto armado e aço. Atualmente comanda pesquisas sobre: inteligência artificial para soluções na engenharia civil, contemplando otimização estrutural, arranjo de materiais, dimensionamento de peças estruturais e avaliação de geometrias específicas não tradicionais, que tenham capacidade de responder de forma satisfatória aos problemas analisados; simulação computacional da interação fluido-estrutura com Método de Lattice Boltzmann (LBM) acoplado ao método dos Elementos Finitos (FEM) para determinar o estado de tensões e de deformações da estrutura sólida que interage com o fluido; simulações dinâmicas explícitas com fortes não linearidades com a aplicação do método do ponto material, para análises de ruptura e fraturas em compósitos frágeis solicitados dinamicamente; revisão de teorias de base e evolução para a terceira ordem de vigas unifilares e placas.

Roberto Dalledone Machado

Doutor em Engenharia Mecânica

É Engenheiro Civil formado pela Universidade de Brasília (1978), concluiu o mestrado em Engenharia Civil (Estruturas) pela COPPE – Coordenação dos Programas de Pós-Graduação em Engenharia Civil (área de estruturas) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (1983) e o doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Santa Catarina (1992). Concluiu pós-doutorado na Universidade de Loughborough, Reino Unido (2021) É professor Titular pela Universidade Federal do Paraná. Foi professor da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, onde alcançou o nível de titular. É pesquisador do CNPQ, nível II. Atua junto aos programas de pós graduação em Métodos Numéricos em Engenharia (PPGMNE-UFPR) e de Construção Civil e Estruturas (PPGECC-UFPR), nos quais já ministrou as disciplinas de Elasticidade, Mecânica do Contínuo, Dinâmica das Estruturas, Análise Funcional, Análise Não Linear. Foi coordenador do PPGMNE e tutor do grupo PET-CIVIL da UFPR. Coordenou projeto de pesquisa junto à Fundação Araucária e foi colaborador em projetos como PROCAD e PRONEX. Foi organizador do XVI CILAMCE (1995) e do I ENSOLE (1997). É mhttp://lattes.cnpq.br/5872138203752991embro das associações ABCM, IBRACON e ABMEC e, desta útlima, foi membro do Conselho Administrativo como 1o. Secretário. Tem diversas orientações de mestrado e doutorado. Tem experiência nas áreas de Engenharia Civil e Mecânica, com ênfase em Mecânica das Estruturas e Análise de Tensões. Atua principalmente nos seguintes temas: modelagem computacional por meio do Método dos Elementos Finitos, desenvolvimento de software para análise estrutural, estudo de materiais compostos, análise dinâmica de estruturas, análise não linear física e geométrica, avaliação e perícia estrutural, integridade estrutural , dano, mecanobiologia.

Isabella Andreczevski Chaves

Doutora em métodos numéricos em engenharia

Professora Adjunta da Universidade Federal do Paraná (UFPR) na área de estruturas do Departamento de Construção Civil. Doutora em Métodos Numéricos em Engenharia pela Universidade Federal do Paraná – UFPR (2015); Mestre em Engenharia de Estruturas pela Universidade de São Paulo – USP (2004) e Engenheira Civil pela Universidade Federal do Paraná – UFPR (2000). Experiência e atuação na área de Estruturas de Concreto Armado, Confiabilidade Estrutural, Engenharia da Qualidade, Lean Construction e Modelagem de Informação.

Vitor Pereira Faro

Doutor em Engenharia Civil

Engenheiro Civil pela Universidade de Coimbra (Portugal), Mestre em Geotecnia pela Universidade de Coimbra (Portugal), Doutor em Engenharia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Pós Doutor em Geotecnia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é Professor Permanente do Programa de Pós Graduação em Engenharia Civil (PPGEC) da UFPR e revisor de diversos periódicos nacionais e internacionais. Tem experiência no desenvolvimento de projetos de Pesquisa e Inovação.

Maria Regina Leoni Schmid Sarro

Mestre em Engenharia Civil

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Paraná – UFPR (1994) e mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo – USP (2006). Atua na docência em cursos de Arquitetura e Engenharia Civil desde 2008. Possui 25 anos de experiência em detalhamentos estruturais. Atualmente, é professora concursada na Universidade Federal do Paraná, no curso de Arquitetura e Urbanismo, em regime de dedicação exclusiva, ministrando disciplinas de sistemas estruturais em concreto, aço e madeira e desenvolvendo pesquisas sobre educação matemática aplicada à arquitetura e urbanismo, o uso de jogos, prototipagem e outras metodologias ativas no ensino de disciplinas relacionadas à engenharia de construção e à arquitetura e urbanismo.

Emílio Eiji Kavamura

Doutor em Métodos Numéricos em Engenharia

Possui mestrado em Mecânica Computacional pela Universidade Federal do Paraná (2005) e graduação em Engenharia Mecânica Aeronáutica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (1992). Atualmente é professor assistente no Depto de Expressão Gráfica na UFPR. Foi professor auxiliar na PUCPR, foi professor substituto no DEMEC – UFPR, colaborador no Grupo Elite Pré Vestibulares. Foi Professor em Instituições de Ensino como a Universidade Tuiuti do Paraná, Dom Bosco, Universidade Positivo, e FAE-Centro Universitário atuando em diversos cursos. Atuaou nos colegiados dos cursos, bem como na assessoria às atividades administrativas de coordenação e da comissão de avaliação institucional de curso e da instituição. Participou de projeto de análise estrutural de barragens LacTEC-COPEL. Tem experiência na área de Engenharia Mecânica (Metalurgia), com ênfase em Métodos Numéricos, atuando principalmente nos seguintes temas: modelagem gráfica, análise de tensões, modelagem computacional e método dos elementos finitos.


* clique no ícone abaixo do resumo para acessar o currículo Lattes do professor ou Linkedin (em breve).