O grupo trabalha também com projetos e cursos de extensão, que envolvem professores, servidores técnicos, alunos de graduação e pós-graduação assim como toda a comunidade.

Projeto de Extensão – Resgate arquitetônico e estrutural do complexo Rubens Meister

Você conhece o Complexo Rubens Meister? Certamente, se você estuda ou trabalha no Centro Politécnico, já teve contato com suas instalações. Projetado em 1956 pelo arquiteto Rubens Meister, o espaço abriga diversos departamentos, entre os quais o de Arquitetura e Urbanismo, o de Engenharia Civil e vários outros. Foi justamente dos anseios da comunidade acadêmica que usufrui dessas construções que resultou o presente projeto, cujo principal objetivo é gerar de forma colaborativa dados das demandas de manutenção predial do Complexo para, a partir deles, aperfeiçoar o ambiente construído. Trata-se, pois, de um projeto de extensão, o que significa envolvimento da comunidade acadêmica tanto como participante quanto como beneficiária do trabalho a ser desenvolvido. Como participante, os professores e os discentes terão a oportunidade de se capacitar em inspeção predial, podendo assim identificar as eventuais falhas e danos construtivos presentes. Como beneficiária, a comunidade poderá tomar ciência desses índices de manutenção coletados e ter acesso a condições mais adequadas de funcionamento da edificação.

Objetivo Geral: O objetivo desse projeto consiste na realização do levantamento do complexo Rubens Meister visando a valorização da edificação e o desenvolvimento da cultura da manutenção e preservação predial.

Objetivos Específicos:

  • Promover a qualificação profissional, integrando e oportunizando a participação dos alunos de graduação e de pós-graduação nas atividades da inspeção predial;
  • Desenvolver indicativos classificatórios para as demandas de manutenção do complexo Rubens Meister a partir da colaboração e articulação entre diversas áreas;
  • Avaliar a eficiência do sistema de manutenção empregado.

Justificativa: Esse trabalho justifica-se, inicialmente, como um auxílio aos funcionários da UFPR para garantir o cumprimento dos princípios da administração pública, fornecendo um panorama atualizado de uma das edificações administradas pela universidade.

Metodologia: O desenvolvimento do projeto envolverá reuniões periódicas entre professores, alunos e técnicos para discutir os indicadores, estudos, análises, documentos, etc. a fim de definir e acompanhar as pesquisas a serem realizadas, os dados e estudos a serem publicados e as formas de publicação dos mesmos. A análise de dados do complexo Rubens Meister será realizada por meio do levantamento de dados e documentações, análise de projetos encontrados, anamnese da edificação identificando os históricos de manutenção, intervenções, reformas e alterações de uso nos espaços. A análise de projetos possibilitará a contextualização do número de salas existentes e das alterações realizadas ao longo da existência da edificação. A análise dos dados de manutenção possibilitará o estabelecimento de quais falhas e anomalias construtivas são mais frequentes no objeto de estudo, auxiliando assim a contextualização do objeto e no direcionamento da inspeção predial. A etapa de visitas técnica consistirá na realização da vistoria no objeto de estudo, auxiliada por um checklist, sendo o escopo definido com base nos referenciais normativos. O resultado desta etapa será a constatação do estado da construção durante a vistoria, que fornecerá dados para a etapa subsequente de elaboração de indicativos para a classificação de prioridade de manutenção e/ou intervenção.

Resultados Esperados: Espera-se que o projeto promova a melhoria do ambiente construído e que capacite os discentes envolvidos na realização da inspeção predial, além do envolvimento da comunidade acadêmica com a possibilidade de práticas de ensino nos cursos de graduação e pós-graduação no Setor de Tecnologia.

Parcerias:

CEPAG

Centro de Pesquisas Aplicadas em Geoinformação (CEPAG), para auxiliar nas informações alimentadas ao CampusMap.


SUINFRA

SUINFRA, para acesso aos projetos históricos de toda a edificação assim como nos auxiliar na construção tridimensional em BIM dos projetos originais do complexo Rubens Meister.


Modular Jr.

Modular Jr., empresa Júnior de Arquitetura e Urbanismo da UFPR, para treinar os alunos, professores e servidores técnicos para a utilização de software BIM.