A seguir e nos próximos capítulos sobre Python é apresentado o básico da linguagem, apenas para ser possível a utilização do NumPy, Matpltlib e SciPy. Caso queira se aprofundar na linguagem, recomendo esse tutorial http://docs.python.org/tutorial e o seguinte livro Python para Desenvolvedores, que é gratuito e pode ser baixado em http://ark4n.wordpress.com/python/.
Python é uma linguagem de programação como C, Fortran, BASIC, PHP, etc. Algumas características do Python são:
- Uma linguagem interpretada (oposto à compilação). Ao contrário de C ou Fortran, por exemplo, não se compila código Python antes da execução. Com isso, o código pode ser utilizado interativamente: diversos interpretadores Python estão disponíveis, a partir dos quais comandos e scripts podem ser executados.
- Software lançado gratuitamente sob a licença open-source: Python pode ser usado e distribuído sem custos adicionais, mesmo para a construção de softwares comerciais.
- Multi-plataforma: Python é disponibilizado para todos os sistemas operacionais mais conhecidos, como Windows, Linux/Unix, MacOS X, muito provavelmente para o OS de seu smartphone, etc.
- Uma linguagem muito fácil de se ler com uma sintaxe limpa e sem caracteres específicos (*&
- Uma linguagem para a qual uma vasta variedade de pacotes de alta qualidade estão disponíveis para diversas aplicações, desde frameworks da web até computação científica.
- Uma linguagem de muito fácil interação com outras linguagens, em particular com C e C++.
- Algumas outras características são ilustradas no decorrer do capítulo. Por exemplo, Python é uma linguagem orientada a objeto, com tipagem dinâmica (a mesma variável pode conter objetos de diferentes tipos durante o decurso de um programa.
Veja http://www.python.org/about/ para mais informação sobre características que distinguem o Python de outras linguagens de programação.